top of page

Sobre mim

Dario Garcia, 39 anos, nasceu em 06 de outubro de 1984 na capital montevidéu - Uruguai, Filho da professora Tânia Rodrigues dos Santos Brasileira e do pintor Juan José García Martínez Uruguaio. Viveu toda sua infância e juventude no bairro Caputera região central de Caraguatatuba.  Estudou em escolas públicas, e aos 18 anos ingressou no exército brasileiro, serviu na Cidade Caçapava-SP no 12º Pelotão de Polícia do Exército, sendo um soldado excelente cumprindo todas as obrigações do serviço militar. 

 

Aos 20 anos em um momento de lazer teve a infelicidade de sofrer um acidente mergulhando de cabeça da pedra do jacaré ponto turístico da Praia da Prainha em Caraguatatuba. Com apoio de família e amigos superou a deficiência e formou-se nos cursos: Técnico em Eletrotécnica no Instituto Dinâmico período de 2008/2009, e Técnico em Construção Civil, período 2009/2010, sendo a primeira pessoa com deficiência “Usuário de Cadeira de Rodas”, a obter a conclusão de curso no Instituto Federal – Campos Caraguatatuba.  

 

Em 2016 fundou a APEDEL – Associação das pessoas com Deficiência do Litoral Norte - SP, sendo presidente por 3 mandatos de 2016 a 2022, atuando na área de defesa de direitos sociais para promover a inclusão social plena das pessoas com deficiência, sendo o principal doador voluntario para manter o funcionamento da entidade até o momento.  

 

Em 2019, formou um grupo de fiscalização no Município. junto aos representantes das páginas facebook Boca no Trombone Caraguatatuba, SOS Caraguatatuba e Cidade Comunicação.. 

 

Em 2020 durante a pandemia do COVID 19, iniciou a capacitação no ENAP – Escola nacional da Administração Pública para aquisição de conhecimento concluindo 50 cursos on line com certificado, e obteve a certificação de Ouvidoria com carga-horária de 160 horas. Também buscou conhecimento para analisar pelo portal da transparência os editais de licitações, Chamamentos Públicos, contratos e demais documentos de empresas e entidades parcerias que recebem repasses da prefeitura de Caraguatatuba, visando combater irregularidades dos atos administrativos que oferecem risco de danos ao erário público e má qualidade dos serviços prestados à população com apoio dos conselhos municipais.  

 

Em 2023 concorreu pela segunda vez a eleição do COMDEFI – Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, como representante da sociedade civil pessoa com deficiência, sendo eleito com 121 votos para o mandato da Gestão 2023/2026. É autor do projeto de Resolução Comissão Permanente de Mobilidade, Acessibilidade e Inclusão aprovado em plenária do COMDEFI em 25 de outubro de 2023. Também em 2023, concorreu a eleição de conselheiros gestores das unidades básicas de saúde como usuário do CEM/CEO e foi o mais votado, sendo eleito com 33 votos para o mandato de 2024/2026.

 

Por sua deficiência ser irreversível, é usuário de serviços públicos permanente, há 19 anos, tem experiencia do funcionalismo público de praticamente todas as áreas da administração pública. Oferece orientação e acompanhamento de forma voluntaria em diversos casos de pessoa com deficiência com violação de direitos no município, visando a solução junto aos órgãos competentes.   

Desde 2015,  mora no Bairro do Porto novo Região Sul de Carraguatatuba com a cuidadora Sandra Carvalho, 

bottom of page